Facilmente você encontra jogos e aplicativos na internet que foram compradas por outra pessoa na iTunes Store, porém o iTunes permite a sincronização com teu iPod apenas se sua máquina estiver autorizada com a conta da pessoa que efetuou a compra. Vou mostrar neste tutorial como atribuir um aplicativo, música ou vídeo qualquer na sua conta “free” do iTunes Store e sincronizar normalmente sem necessitar a alteração do firmware.

.
Qual a finalidade deste tutorial?

Nossa loja nacional da iTunes Store não tem um game que preste, diferente da Store EUA e UK. Eu não teria problema algum em pagar $4 doláres, para comprar um bom game como o Tetris por exemplo(ps: sou fanático por tetris), porém, acontece que não encontramos tais jogos na loja nacional! Lembrando que a maioria dos usuários nacionais não possuem cartões válidos em território internacional (UK e USA) e dessa forma não é possivel a compra. Queria deixar bem claro que não estou incentivando a pirataria e sim permitindo qualquer usuário ter seus games, músicas e videos preferidos no ipod, independente de sua nacionalidade ou condições financeiras. Liberem o uso de cartão internacional de qualquer nacionalidade na iTunes Store UK e USA e não terei mais a necessidade de divulgar tutoriais como este.

1) Requisitos para seguir o tutorial

  • Conta free no iTunes Store.
  • Game em formato .ipg, .ipa ou ips comprado por qualquer pessoa.
  • Game grátis comprado com nossa conta free. (também no formato .ipg, .ipa ou ips).
  • Editor de Hexadecimal, recomendo Hex Workshop.
  • Um PC com Windows ou Mac, lembrando que no Mac os caminhos são um pouco diferentes.

2) Criando uma conta “free” no iTunes Store (Método usando Redeem).

  1. Baixe o Itunes, instale e abra-o.
  2. Na pagina inicial do Itunes, clique “Sign In”, vai abrir uma janela, clique em “Creat New Account”
  3. Na página de “Terms And Conditions” clique em “Agree”
  4. Na pagina de cadastro, preencha tudo e clique em “Continue”
  5. A proxima pagina é a da forma de pagamento. Não preencha nada.
  6. Agora clique no desenho da casa. Clique em “Redeem”.
  7. Digite o codigo “3N943JN7NX94″ e clique em “Redeem”. (caso este cod. não funcione, procure outro no google)
  8. Vai aparecer uma mensagem avisando que o codigo da oferta expirou.
  9. Clique na casa.
  10. Clique em “Sign In”. Clique em “Create New Account”.
  11. Na página de “Terms And Conditions” clique em “Agree”.
  12. Na pagina de cadastro, preencha tudo e clique em “Continue”.
  13. Preencha tudo com um endereço americano, Zip code, Endereço e Telefone. (zip code? no google você encontra.)
  14. E agora. “Magicamente”. Aparece em forma de pagamento a opção “None”.
  15. Pronto, seu cadastro no Itunes Music Store está criado!
  16. Guarde teu ID que é teu email, sua senha e o nome/sobrenome usado na hora da criação da conta.

3) Novo método para criação de conta “free”. (Não é necessita do cód. Redeem).

  1. Abra seu iTunes e clicke sobre o ícone da iTunes Store, na tela inicial da loja, siga até o final onde mostra de que país é a loja que será visualizada. Escolha a loja do United States, e após ter carregado a loja americana, alí pertinho onde diz TOP FREE APPS, clicke sobre a primeira aplicação gratuita que exibir.
  2. Após ter escolhido algum aplicativo grátis, irá aparecer uma tela com informações sobre a aplicação, click onde diz GET APP.
  3. Clicke sobre Create New Account. Siga clickando em “Continue”, e não se esqueça de marcar a caixinha que indica ter lido os termos de responsabilidade para com sua nova iTunes account.
  4. Chegou a hora de criar sua appleID e senha.
  5. O email que você escolher, será sua appleID. A senha precisa ter no mínimo 6 letras. Siga com essa etapa até chegar na tela de endereço e forma de pagamentos escolhidos.
  6. Endereço use o endereço abaixou ou qualquer encontrado no Google:
    Adress: 738 Lincoln Road, City: Miami Beach, State: FL, Florida, Zip: 33139, Phone: 305-4210400
  7. Em Credit Card escolha a opção None.
    cartao
  8. Siga com até visualizar a tela onde diz que um email foi enviado para o email que você tiver fornecido para ser sua appleID.
  9. Abra seu email, e clicke no link de confirmação enviado pela iTunes Store para que te apareça a seguinte janela:
  10. Nessa janela, faça seu login para ativar sua conta, e tendo seguido tudo corretamente, irá aparecer essa outra tela no final.

congratula

4) Buscando um game comprado por outra pessoa.

Em sites de torrents ou no eMule ou rapidshare você encontrará facilmente jogos e aplicativos no formato .ipa ou .ips que foram comprados por outra pessoa e disponibilizados na internet, fique atento na versão do game se é para seu aparelho, você pode conferir isto na hora em que adicionar o aplicativo ao teu iTunes, na aba Applications mostra a versão e o tipo de aparelho que usa tal aplicativo. Aplicativos de iPod Touch não funcionam em iPod 1ºGeração á 5ºG, esses já são encontrados na internet “crackeados” e são instalados facilmente no iPod Touch/iPhone. Então, apesar das dicas aqui contidas funcionar também em Touch/iPhone este tutorial é interessante para pessoas que não usam eles e não tem a opção de baixar games crackeados para download. Vale lembrar também que alguns aplicativos com versões antigas 1.0 não funcionam em todas gerações do iPod, por exemplo o Tetris v1.0 funciona apenas no 5G e 5.5G com suporte a video. já o mesmo aplicativo porém atualizado na última versão Tetris v1.2 funciona perfeitamente nos iPods da geração 1, 3G Nano até a 5.5G.

5) Copiando o game comprado do computador de outra pessoa.

1. Caso você tenha acesso ao computador de uma pessoa que comprou o game e não esteja disposto a baixar da internet, então vá até o computador da pessoa que comprou originalmente o jogo, acesse o diretório:

C:Documents and SettingsnomedousuárioMeus DocumentosMinhas MúsicasiTunesiPod Games

Ou no caso do Touch/iPhone:
C:Documents and SettingsnomedousuárioMeus DocumentosMinhas MúsicasiTunesMobile Applications
Caso não encontr estes diretórios, eles estarão oculto, altere suas Opções de pasta no Painel de controle.

2. Copie os arquivos .ipg, .ipa ou .ips depende da versão do teu iPod, exemplos:
nano3rd
iPod nano 3G

  • Tetris.ipg
  • Bejeweled.ipg
ipodtouch
iPod touch ou iPhone
  • Tetris.ipa
  • Labyrinth LE.ipa

Neste tutorial vou usar o Tetris.ipg comprado por outra pessoa.

6) Comprando um aplicativo grátis com sua conta “free”.

Bom, até então temos uma conta free e um aplicativo comprado por outra pessoa, precisamos agora comprar algum aplicativo grátis com nossa conta free recém criada. Por que? já vou explicar.

  1. Abra seu iTunes.
  2. Acesse a iTunes Store.
  3. Localize algum aplicativo ou game grátis. (tem muitos, baixe qualquer coisa mesmo que não seja para a versão de teu iPod).
  4. Feito isso va até o diretório onde se encontra os aplicativos baixados na iTunes Store (já citei o caminho acima), e copie o aplicativo baixado.
    No meu caso, baixei o game Labyrinth LE para Touch/iPhone, lembrando que neste passo você pode baixar qualquer aplicativo para qualquer versão do iPod.

7) Extraindo o aplicativo baixado com a conta free.

  1. Tomando como exemplo o Labyrinth LE.ipa
  2. Renomeie para Labyrinth LE.zip. Isso mesmo! todos aplicativos baixados na iTunes Store podem ser extraídos como Zip, conforme mostra a imagem abaixo, neste caso estou usando o Winrar para extrair. Atenção: Extraia apenas o aplicativo comprado com a conta free, o outro ainda não.
    ipod4
  3. Extraindo dessa maneira foi criando na mesma pasta um diretorio com o nome Labyrinth LE, dentro deste vá até o caminho: ..Labyrinth LEPayloadLabyrinthlite.appSC_Info.
  4. Abra o arquivo Labyrinthlite.sinf em seu editor de hexadecimal, no meu caso é o Hex Workshop.
  5. Logo nos primeiros offsets você pode notar um Xschi e um medi, essas são as marcações em hex que indicam o ínicio e fim dos dados da conta do comprador do aplicativo.
  6. Deixe este arquivo aberto no editor de hexa.
  7. Agora vá até o aplicativo comprado por outra pessoa que vc deseja sincronizar no seu iPod, no meu exemplo é o Tetris.ipg, renomeie ele para Tetris.zip, mas não extraia pois temos que alterar o mínimo possível da integridade(CRC) do arquivo, então abra o Tetris.zip no Winrar, dentro dele vá até o caminho: ..TetrisExecutables lá você encontrará dois arquivos .sinf, Tetris_1_1_3168325.bin.sinf e Tetris_3179715.bin.sinf selecione os dois dentro do winrar e arraste para tua Área de trabalho, extraindo apenas esses dois arquivos.
  8. Agora abra os dois arquivos (Tetris_1_1_3168325.bin.sinf e Tetris_3179715.bin.sinf) no editor de hexadecimal. Logo você vai notar um Xschi e um medi da mesma forma do arquivo citato acima.
  9. Vá em window e volte no primeiro arquivo aberto, no meu caso é o Labyrinthlite.sinf.
    ipod6
  10. Selecione tudo inciando no Xschi e terminando no medi e de um Ctrl+C copiando os dados.
    ipodhex1
  11. Vá no menu Window e acesse o arquivo aberto Tetris_1_1_3168325.bin.sinf, selecione tudo inciando no Xschi e terminando no medi e de um Ctrl+V colando os dados da conta do Labyrinthlite.sinf noTetris_1_1_3168325.bin.sinf, faça o mesmo no arquivo Tetris_3179715.bin.sinf.
    ipod5
  12. Agora vá novamente no menu Window e volte ao arquivo Labyrinthlite.sinf, em offsets logo abaixo do medi encontraremos o nome que você criou na sua conta “free”. Faça o mesmo com ele, copie e cole nos arquivos Tetris_1_1_3168325.bin.sinf e Tetris_3179715.bin.sinf substuindo também o nome do comprador original pelo seu nome.
    ipod7
  13. Feito isso, salve os arquivos e feche o editor de hexa.
  14. Agora ainda sem extrair totalmente o Tetris.zip, abra ele novamente com o Winrar e arraste os arquivos Tetris_1_1_3168325.bin.sinf e Tetris_3179715.bin.sinf que você acabou de alterar e estão na sua Área de trabalho para cima do winrar na mesma pasta onde você encontrou, substituindo os originais.
  15. Ainda não feche o Winrar.
  16. Com o aplicativo(comprado por outra pessoa) ainda aberto no winrar, vá até a pasta raíz, ..Tetris, e arraste o arquivo iTunesMetaData para teu Desktop.
  17. Abra ele da mesma forma em seu editor de Hexa.
  18. Neste arquivo é necessário alterar o e-mail do comprador pelo email da sua conta free recém criada. Faça isso com atenção, o ideal seria vc ter um email com a mesma quantidade de caracteres do email do comprador, mas caso isso não seja possível faça o seguinte, se seu email tiver uma quantidade de caracteres menor que o email do comprador, altere com atenção substituindo letra por letra e o que sobrar complete com offset’s nulos, para isto vc deve ir ao quado ao lado onde mostra os offsets em números e completar cada caracter com 00, como mostra a imagem. Atenção! Não é para preencher com zeros no quadro quadro da direita e sim no da esquerda!
    ipod9
  19. Feito isso salve o arquivo e feche o editor de Hexa.
  20. Vá até o winrar onde vc está com o Tetris.zip aberto e mova seu arquivo alterado na mesma pasta de onde tirou, substituindo o original.
  21. Renomeie novamente Tetris.zip para Tetris.ipg.

8) Pronto! Você tem um aplicativo supostamente comprado com tua conta.

9) Autorizando e sincronizando no iTunes.

  1. Agora basta você abrir o iTunes apertar Ctrl+O e adicionar o aplicativo modificado.
  2. Vá no grupo Aplicativos, e clique com o direito no aplicativo que acabou de adicionar, escolha Informações, se tudo correu bem você verá os dados de sua conta lá, Nome e Email.
    ipod2contadann
  3. Antes de sincronizar vc deverá autorizar o aplicativo, de dois cliques nele… o iTunes vai abrir uma janela pedindo os dados de sua conta Free, mostrando teu email como ID, digite a senha de sua conta Free.
    ipod1
  4. E aguarde a mensagem de autorização conforme mostro na imagem.
    ipod3
  5. Agora é só sincronizar normalmente na aba de games do deu iPod.

Lembrando que todos os passos acima também funcionam para músicas, albums e videos comprados na iTune Store, porém com algumas pequenas alterações nos passos.

Qualquer dúvida poste seu comentário aqui!
Boa diversão,
até mais.

1. Referencias

  1. How to get cracked ipod games
    IpodGameHacks
  2. Comunidade do Orkut
    iPod
  3. Hacking iPod Games, about apple DRM security.
    RoughlyDrafted.com